Passados 2 anos do início da pandemia da COVID 19 no Brasil e no mundo, a economia volta a crescer e tem um futuro promissor pela frente. Dessa forma, com o desenvolvimento seguindo em crescente, as construtoras tiveram um grande aumento nas suas demandas de obras. E para ter o fornecimento seguro de energia do início ao fim da obra é preciso ter atenção com os quadros elétricos montados.
Pensando nisso, a Innvolt Painéis preparou este artigo. Aqui, mostramos os principais pontos de segurança, além de normas legais para não evitar paralisações e atrasos na entrega da obra. Leia e entenda mais sobre o assunto!
A partir do momento que uma construtora compra um espaço para construir ou reconstruir, é preciso ter atenção nos quadros elétricos montados para não ter problemas. A segurança de todos os colaboradores deve ser prioridade. Sendo assim, é essencial que você contrate uma empresa especializada na montagem.
Os quadros elétricos montados em canteiro de obras são, geralmente, utilizados como extensão para o fornecimento de energia para circuitos. Eles fazem com que os equipamentos como máquinas de solda, furadeira e bombas de ventilação, por exemplo, funcionem dentro do prazo estipulado para conclusão da obra.
Existe um modelo de quadro provisório para obras, chamado “Robô” ou “Robozinho”. Eles fornecem mobilidade e praticidade necessária em obras, instalações provisórias e até em docas de carga e pátios de estacionamento para caminhões frigoríficos, empilhadeiras e outros tipos de maquinário que necessitam de conexões elétricas seguras.
Eles são produzidos em caixas metálicas e móveis (fixadas em cavaletes) para facilitar sua utilização. Além disso, eles permitem a possibilidade de combinação com componentes para comando/segurança.
Nesse sentido, prezando sempre pela segurança, os quadros elétricos montados devem ser instalados para se ter total controle de todas as entradas elétricas da obra. Eles funcionam como um cérebro de todo o sistema elétrico. Além disso, eles devem ter fácil locomoção para facilitar o acesso à energia elétrica para os mais diversos locais. Mas, para que tudo funcione dentro das normas de segurança, é essencial seguir as exigências estipuladas pelas agências regulamentadoras. Veja algumas delas:
Em primeiro lugar, é essencial que todos os quadros elétricos montados tenham, independentemente da sua localidade, placas de advertência sobre o risco elétrico. O principal objetivo é evitar o contato direto e, assim, acidentes.
Depois disso, outra forma de melhorar a segurança é colocar cadeados nos quadros de distribuição. Placas de sinalização também são bem-vindas. Depois disso, durante as manutenções dos circuitos elétricos, o quadro que alimenta o circuito deve ser desligado para evitar manobras indesejadas pelos trabalhadores.
A norma NR-10 diz respeito à instalações provisórias como as instalações elétricas em canteiros de obras. Esta especificação aplica-se aos conjuntos de manobra e controle de baixa tensão em que a tensão nominal não exceda a 1000Vca, corrente alternada até 4000A com frequência de 60Hz.
Sem o cumprimento dessas normas, podem ocorrer:
Pensando em construir? Atenção com os quadros elétricos montados!
Nossa empresa faz a fabricação de quadros e painéis elétricos. Atendemos construtoras no Brasil todo. Fazemos ainda a instalação de quadros elétricos montados em obras para assegurar proteção, automação, controle e/ou medição em conformidade com a NBR IEC 6808.
Conte com a Innvolt Painéis. Oferecemos bom preço, rapidez na entrega e, principalmente, alta qualidade dos componentes utilizados Entre em contato com a nossa equipe e solicite um orçamento.
Já ouviu falar em quadros TTA? Esse é um modelo de painel testado, garantindo ainda…
Está querendo comprar painéis e se deparou com termos que desconhece? Nesse artigo, explicamos o…
Fez obras ou está no meio de uma construção e se deparou com termos que…
Você sabe como fazer o projeto elétrico para jardim e áreas externas? Veja as dicas…
Se você trabalha com obras ou é eletricista, precisa saber o que é o quadro…
Está precisando fazer um projeto de instalação elétrica e não quer abrir mão da segurança?…