Segurança em instalações elétricas: conheça 5 cuidados importantes!
Para garantir a segurança em instalações elétricas, em 1978, o Ministério do Trabalho e Emprego regulamentou as atividades com eletricidade. Na NR-10, definiu-se uma série de procedimentos e cuidados para garantir um trabalho que promova o bem-estar do funcionário.
Curioso em saber quais são esses itens? Neste artigo, a Innvolt Painéis explica quais são os processos necessários para atingir tal garantia. Continue a leitura!
Principais procedimentos de segurança em instalações elétricas
1 – Verificação da capacidade do profissional de atuar
O principal cuidado que deve ser tomado para que ocorra uma instalação elétrica segura, é certificar-se da capacidade do trabalhador. Entre as medidas de controle da NR-10, encontramos a necessidade de verificar a documentação comprobatória dos trabalhadores de:
- qualificação – realizou cursos na área;
- habilitação – possui registro no conselho da classe;
- capacitação – realizou treinamentos e foi autorizado a atuar.
Apenas com essa certeza ele pode ficar encarregado de trabalhar no ramo elétrico. Assim, com alguém capacitado, existe uma chance menor de erros e perigos durante o serviço.
2 – Uso de proteção coletiva e individual
Outra atitude importante para garantir a segurança em instalações elétricas é fazendo o uso de proteção coletiva e individual. Isto é, utilização de itens que ajudarão a proteger a equipe em qualquer situação de falha ou erro, para que não sofram riscos.
Entre os elementos da proteção coletiva para serviços elétricos, podemos citar:
- itens de isolamento para a área de trabalho, como cone, grade e fita de sinalização;
- banqueta isolante – além de isolar o ambiente, amplia o espaço de trabalho e possibilita o trabalhador a alcançar locais mais altos;
- manta isolante – serve para equipamentos energizantes;
- extintor de incêndio, acionado em casos de incidentes com fogo e faíscas.
Já, a proteção individual é utilizada em casos de maior risco. Entre os EPIs – Equipamento de Proteção Individual, estão:
- luvas isolantes;
- protetor auricular;
- capacetes;
- óculos ou viseiras de segurança.
3 – Preparação de um projeto completo
Também é imprescindível que o projeto do trabalho seja completo. Ou seja, contenha todos os itens e especifique todos os procedimentos a serem realizados. Nele, devem estar indicadas as condições que os painéis serão executados e utilizados. Isso ajuda a garantir a segurança em instalações elétricas, além de assegurar uma maior qualidade do serviço.
4 – Averiguação do projeto
Quando o projeto já estiver pronto, antes da instalação é necessário verificar o que foi planejado. Ou seja, examinar as indicações de equipamentos e técnicas a serem usadas, ponderar se são escolhas válidas ou não. Ademais, deve-se certificar de que todos os detalhes necessários estão descritos, tais como objetivo, campo de aplicação, disposições gerais, medidas de controle e orientações.
5 – Garantia de condições de trabalho adequadas
Para garantir a segurança em instalações elétricas, é preciso conceder ao trabalhador boa iluminação e uma posição de trabalho segura. A forma como ele estiver disposto no local deve permitir que utilize dos membros superiores para a realização das tarefas. Essa determinação, além de ser necessária para garantir o bem-estar dos funcionários, consta na NR-17 sobre ergonomia.
Conheça a Innvolt Painéis!
Gostou de conhecer as medidas de segurança utilizadas nas instalações elétricas? A Innvolt Painéis pode contribuir mais para seu sistema elétrico.
Somos uma empresa fabricante de quadros elétricos e desempenhamos os serviços de instalação, secção e controle em quadros e painéis elétricos, entre outros. Todos os procedimentos seguramente e com o auxílio de profissionais competentes e qualificados.
Além disso, instalamos sistemas de automação e painéis TTA.
Precisa de uma ajuda com as instalações da sua loja ou prédio? Podemos montar um projeto para você. Fale conosco!