Conhecendo dispositivos: quais são os tipos de protetores de surtos?

protetores de surtos utilizados em instalações elétricas

Já ouviu falar nos protetores de surtos? Esses são dispositivos que ajudam a garantir o bom funcionamento e a segurança durante o uso dos quadros de distribuição elétrica. Neste artigo, nós explicamos o que são e quais são os tipos existentes desses dispositivos. Entenda melhor os protetores de surtos com a Innvolt Painéis. Continue lendo!

O que são protetores de surtos?

De forma resumida, os protetores de surtos ou DPS – Dispositivo de Proteção contra Surtos são mecanismos utilizados em quadros e painéis elétricos. Servem, basicamente, para limitar as sobretensões e desviar a corrente para a terra. Assim, impede que uma situação de sobrecarga se torne perigosa, garantindo mais segurança às instalações elétricas e seus usuários. Dessa forma, preveni-se incêndios e curto-circuitos.

E o que são surtos elétricos?

Os surtos elétricos ocorrem quando uma corrente de onda transitória sofre uma variação, ficando com a tensão elevada. Quando isso acontece e se propaga ao longo de um sistema elétrico, pode gerar sérios danos, como incêndios. Assim, os dispositivos contra surtos garantem maior proteção. 

Tipos de protetores de surtos

1) Para residências e indústrias

O primeiro DPS que vamos citar aqui é um que protege contra descargas elétricas elevadas. Consiste em uma gaiola gradeada ou sistema de proteção contra raios diretos. Ele funciona, basicamente, descarregando a corrente de retorno do raio e espalhando-se do condutor de terra para os condutores da rede. Este modelo precisa ter um nível de tecnologia de alto desempenho para garantir sua funcionalidade e segurança. Possui uma onda de 10/350 µs e, em geral, é recomendado para edifícios industriais ou residenciais.

2) Instalações elétricas de baixa tensão

O DPS do tipo 2 é o principal sistema de proteção utilizado para instalações elétricas de baixa tensão. Ele é instalado em cada quadro elétrico do local, sendo habitualmente utilizado em sub-distribuições ou quadros de comando de máquinas. Tem a função de evitar que ocorra propagação de sobretensões nas instalações elétricas e protege as cargas. Sua onda de corrente possui 8/20 µs.

3) DPS complementar

Outro modelo de protetores de surtos utilizado em instalações elétricas é este. Eles possuem baixa capacidade de descarga e, por isso, são instalados como um complemento ao modelo 2. Sua característica é uma combinação de ondas de tensão (1,2 / 50 μs) e ondas de corrente (8/20 μs).

Conheça a Innvolt Painéis!

Este artigo da Innvolt Painéis te ajudou a entender melhor os tipos e como funcionam os dispositivos protetores de surtos? Nós podemos lhe oferecer ainda mais suporte! Somos uma empresa fabricante de quadros elétricos. Contamos com uma equipe qualificada e experiente e seguimos todas as normas vigentes para instalações elétricas. Garantimos eficiência e segurança.

Se você precisa de quadros e painéis elétricos, conte conosco. Entre já em contato!