Instalações elétricas prediais: entenda o que são e como são feitas!
Atenção, construtor! Você já deve saber, mas o planejamento e a instalação elétrica são essenciais numa obra. Eles são os responsáveis por garantir o funcionamento elétrico do local com eficiência e segurança. Por isso, devem ser executados com qualidade e por pessoas devidamente qualificadas. Nesse sentido, a Innvolt preparou este artigo mostrando como as instalações elétricas prediais são feitas de acordo com a NBR 5410/04 da ABNT. Saiba mais sobre o assunto a seguir!
Conheça as instalações elétricas prediais!
De antemão, você precisa entender o que são as instalações elétricas prediais para poder, então, saber como funcionam. Basicamente, são um conjunto de técnicas e equipamentos que compõem um projeto, visando o funcionamento elétrico do condomínio. Constitui-se por fios, cabos e outros acessórios que funcionam como uma ponte entre a fonte geradora de energia e as cargas elétricas.
Essas instalações servem para garantir que todas as partes do projeto recebam energia. Ou seja, garantindo que tudo funcione da forma esperada e segura. No entanto, se o projeto for mal-executado, pode gerar diversos perigos. Isto é, há risco de ocorrer a falta de energia, incêndio, além de outras complicações perigosas. Por isso, o profissional responsável deve saber como executar as instalações elétricas prediais!
Como as instalações elétricas prediais são feitas?
De forma resumida, as instalações elétricas de um prédio ou condomínio são compostas por vários circuitos independentes, que funcionam cada um à sua necessidade. Eles são formados por eletrodutos pré-planejados durante o projeto da obra, por onde passa a fiação. Cada parte possui um diâmetro, cor e outras características que podem variar de acordo com a potência dos eletrônicos ligados a eles.
Em cada condomínio, prédio e, às vezes, residência, há a instalação também de quadros elétricos. Eles são a parte do projeto que garante efetivamente a distribuição da energia recebida pelos ramais indicados, de acordo com a necessidade de cada ambiente. Também são os responsáveis por garantir a segurança contra os riscos de sobrecarga, fuga de energia e mal funcionamento. Por exemplo, verificando o desarmamento do painel quando for necessário.
Profissionais
No geral, existem três tipos de profissionais que participam do processo de projetar e executar instalações elétricas prediais:
- o engenheiro;
- um mestre de obras;
- eletricistas (geralmente tem-se dois).
Partes da instalação
A composição das instalações elétricas prediais geralmente consistem em quatro partes básicas. A partir delas, pode-se construir um projeto eficiente:
- infraestrutura: eletrodutos, caixas de passagem, medidores, fixadores para cabos, entre outros;
- medição e proteção: medidores, disjuntores, fusíveis, relés;
- cabeamento: elétricos, eletrônicos, motores, entre outros;
- controle: interruptores, sistemas para controle, sensores para automatização, entre outros.
Tipos de instalação
Além disso, ainda existe outro aspecto importante das instalações elétricas: existem três modelos. Cada um é indicado para uma necessidade. São eles:
- Tensão reduzida ou extra baixa: opera em tensão elétrica nominal menor ou igual a 75V em corrente contínua. No caso de corrente alternada, opera com valor menor ou igual a 50V;
- Baixa tensão (BT): se enquadram tensões que variam entre 75 V e 1500 V em corrente contínua e 50 V e vão até 1000 V em corrente alternada;
- Instalação em alta tensão (AT): por sua vez, essa excede os valores de baixa tensão, podendo atingir várias centenas de V.
Conte com a Innvolt Painéis!
Este artigo te ajudou a entender mais sobre as instalações elétricas prediais e como são feitas? A Innvolt Painéis pode lhe oferecer ainda mais ajuda! Somos uma empresa especialista em quadros e painéis elétricos, além de sistemas automação. Contamos com profissionais qualificados e experientes, além de equipamentos eficientes. Para oferecer a segurança ideal para as instalações, seguimos todas as normas pré-estabelecidas. Garantimos o melhor resultado! Fale conosco!