Fabricação de quadros elétricos: 3 dicas para área externa

entenda a Fabricacao De Quadros Eletricos Area Externa

Mexer com eletricidade não é uma tarefa simples, nem para qualquer um. E você já sabe que a Innvolt Painéis faz a fabricação de quadros elétricos com confiança, alta qualidade e segurança. E pensando sempre em divulgar informação de qualidade, separamos hoje três dicas para instalação em área externa. Confira!

Fabricação de quadros elétricos: principais exigências e recomendações

Antes de mais nada, para ter um bom projeto é preciso ter planejamento. Quando o assunto é área externa, como jardim, quintal e fachada, por exemplo o assunto exige ainda mais atenção. A fabricação de quadros elétricos deve ser feita por uma empresa qualificada para o serviço. Além disso, existem algumas regras e normas que devem ser seguidas. Por isso, em primeiro lugar vamos entender quais são as exigências:

  • ABNT – NBR 5410 – Norma Brasileira de Instalações Elétricas Em Baixa Tensão;
  • ABNT NBR IEC 60439-1: Conjuntos de Manobra de Controle de Baixa Tensão Tipo TTA e PTTA;
  • ABNT NBR IEC 61439-3: Conjuntos de Manobra e Comando de Baixa Tensão Tipo DBO;
  • ABNT – NR-10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade;
  • Norma Técnica da Concessionária Local.

3 dicas para montagem de quadros na área externa

1 – Atenção ao local de instalação do quadro

De antemão, o ideal é que sejam usados sempre quadros fechados para não ter a interferência de poeira e, principalmente, água. Essa combinação pode ser perigosa e causar acidentes, curto-circuito, além de comprometer todo o sistema. Mas, além disso, é preciso ter atenção ao local de instalação. 

Mas afinal, qual o local ideal? É recomendado que os painéis elétricos fiquem longe de árvores e plantas com grandes raízes, por exemplo. Com o tempo (e crescimento das plantas), elas podem acabar danificando a instalação elétrica. 

Também é indicado que o quadro de distribuição fique em um local de fácil acesso. Opte por uma parede visível e uma região segura. Tenha certeza que não haverá nenhuma interferência externa. 

2 – Grau de proteção das caixas (IP)

O IP é justamente a indicação do grau de proteção de um produto. O padrão foi definido pela Comissão Eletrotécnica Internacional (a IEC). É usado, desde então, para avaliar a resistência e a adequação dos produtos para uso em ambiente variáveis contra a entrada de poeira e água. Um equipamento com grau de proteção IP20 não pode ser instalado em ambientes externos. Esse tipo não possui proteção contra água. Já o equipamento com grau de proteção IP68 é o maior grau que um produto pode atingir. Esse modelo é o ideal para usar em locais externos. 

Além disso, por se tratar de área sujeita a água (chuva, mangueiras, etc) é recomendado pela ABNT o uso de IDR’s para proteção do circuito, inclusive em circuitos de iluminação. O IDR é um dispositivo que protege a instalação para que não haja acidentes de fuga de corrente. Ou seja, sua principal função é detectar correntes de falta no sistema e provocar seu seccionamento o mais rápido possível para evitar danos.

3 – Contrate uma empresa certificada

Essa é a dica mais valiosa. Se você não quiser ter problemas, é essencial contar com uma empresa especializada. Seja construtora ou até mesmo o proprietário da obra, é preciso ter mais que habilidade. É necessário ter conhecimentos técnicos e especializados para fazer desde a fabricação de quadros elétricos até a instalação do melhor local. Pesquise alternativas confiáveis e busque indicações.

Conte com a Innvolt Painéis!

Nossa empresa faz a fabricação de quadros elétricos, quadros de distribuição elétrica e automação industrial. Atendemos em todo Brasil com rapidez na entrega e alta qualidade dos componentes utilizados. 

Trabalhamos ainda com paineis elétricos TTA e sistemas de automação e o controle para painéis elétricos. Entre em contato e solicite um orçamento