Dispositivo de proteção contra surtos (DPS): como funciona?
Os surtos elétricos são os principais responsáveis pela queima de equipamentos eletroeletrônicos domésticos e industriais. Para protegê-los, existe o dispositivo de proteção contra surtos, também conhecido como DPS. Quer entender mais sobre o assunto? Confira o artigo que a Innvolt Painéis preparou para você!
O que causa os surtos elétricos?
Os surtos elétricos ou sobretensão, podem ser causados por descargas atmosféricas, interferências, operações elétricas ou qualquer problema que ocorra na rede. Eles são os principais responsáveis pela queima de equipamentos eletroeletrônicos.
Como funciona o Dispositivo de Proteção contra Surtos?
O DPS é o primeiro nível de proteção empregado aos equipamentos elétricos. Ele é instalado próximo à entrada de energia e à entrada dos cabos de comunicação.
São 3 classes atribuídas ao dispositivo de proteção contra surtos. Entretanto, todas têm o mesmo princípio.
Para que o DPS funcione, é necessário existir uma interação entre os seus elementos de composição e materiais internos. O varistor, por exemplo, tem ação fundamental no funcionamento do DPS.
Quando o surto na rede elétrica é grande, o dispositivo de proteção contra surtos atua desviando o problema para o sistema de aterramento de forma tão rápida que nem o disjuntor é acionado. Para que esse funcionamento seja possível, fase precisa estar conectado em um terminal e terra em outro.
Ao ser acionado, o DPS fecha um curto entre fase e terra, evitando que qualquer dispositivo eletrônico seja prejudicado. Se esse fechamento não ocorrer, significa que o DPS precisa ser trocado.
Conte com a Innvolt Painéis!
Somos uma fabricante de quadros elétrico, aqui na Innvolt Painéis nós planejamos quadros e painéis elétricos que englobam DPS, garantindo a proteção de todos os equipamentos existentes no projeto. Todas as nossas instalações elétricas seguem as normas ABNT para garantir a segurança das indústrias e construtoras. Também trabalhamos com sistemas de automação
Precisa de soluções elétricas? Entre em contato conosco!
Veja também: