Tipos de motores elétricos: saiba como funcionam!

Vemos um dos tipos de motores elétricos.

Você sabia que, mesmo de forma indireta, temos contato com motores elétricos no nosso cotidiano? Esses modelos estão presentes desde o brinquedo de criança até mesmo na instalação de carros elétricos. Além disso, também é comum seu uso na composição de eletrodomésticos. Pensando nisso, a Innvolt Painéis explica os mais famosos tipos de motores elétricos. Continue a leitura!

Afinal, o que são motores elétricos?

Antes de entender os tipos de motores elétricos, primeiramente, vamos explicar como eles funcionam. Resumidamente, os motores elétricos são máquinas responsáveis em transformar energia elétrica em energia mecânica para o funcionamento de determinado equipamento. Em suma, esse conjunto possui um baixo custo de operação e de fácil manuseio. Além disso, esse agrupamento elétrico costuma estar presente em:

  • carros;
  • máquinas de indústria;
  • furadeiras;
  • bombas d’água;
  • batedeiras;
  • liquidificadores;
  • ventiladores;
  • micro-ondas;
  • e mais.

Conheça 8 tipos de motores elétricos existentes!

1- Motores monofásicos

O modelo monofásico é um dos tipos de motores elétricos mais usados do dia a dia. Devido a sua fácil construção e simples reparação, é comum sua utilização para fins domésticos. É recomendada sua aplicação em potências menores que 3KW (3000W). Porém, vale ressaltar que motor monofásico não consegue dar partida sozinho. Ou seja, é necessário um componente chamado capacitor para auxiliar no início da operação.

2- Motores trifásicos

Já motor trifásico, tem um nome autoexplicativo. Seu sistema é alimentado por 3 fios. Sendo assim, o funcionamento do motor se dá por indução do campo magnético no estator, uma vez que transfere esse movimento para o rotor. Pelo fato de exigir alta potência, esse é um dos tipos de motores elétricos bastante usados em indústrias, elevadores e escadas rolantes.

3- Motores síncronos

Os motores síncronos também são conhecidos como motores de corrente alternada. Contudo, essa característica de diferenciação está relacionada à velocidade de rotor. Nesse caso, esses modelos possuem uma velocidade síncrona, ou seja, constante.

4- Motores assíncronos

Diferentemente do padrão anterior, os motores assíncronos possuem uma velocidade menor em comparação à frequência de rotação do campo girante do estator. Essa diferença entre as velocidades é chamada escorregamento do motor.

5- Motores de corrente contínua

Dentre os tipos de motores elétricos, também podemos citar os modelos de corrente contínua. Nesse caso, sua estrutura se diferencia dos demais pelo fato de possuir ímãs permanentes. Eles conseguem alternar a velocidade e tensão segundo o modo de conexão do indutor e das bobinas induzidas. Além disso, possuem outras subdivisões, veja a seguir:

  • parelelo — o motor paralelo tem esse nome porque o indutor e os rolamentos induzidos são interligados paralelamente;
  • série — o motor série possui os rolamentos do indutor e a armadura do rotor ligados em série, esse modelo se diferencia por ter uma rápida aceleração;
  • misto — o motor misto ou composto possui o sistema com as duas características dos itens citados acima;
  • excitação independente — o motor de excitação independente possui o indutor e os rolamentos ligados em fontes de energia independentes e não é muito usado.

6- Motor de passo

O motor de passo tem a sua rotação controlada por uma série de bobinas que são energizadas em seguidas. Sendo assim, seus eixos se movem em ângulos exatos submúltiplos de 360°.

Esse é um dos motores elétricos que exigem um posicionamento preciso. Ademais, esse modelo é ideal para equipamentos que demandam alta precisão como as impressoras 3D.

7- Servo motor

Ao contrário dos motores de passo, os modelos de servo motor possuem uma limitação de movimentação em até 180°. Porém, ele é ideal para posicionar e redirecionar um objeto. Em outras palavras, o servo motor tem sido bem útil em aplicações robóticas.

8- Motores brushless

Finalizando nossa lista de tipos de motores elétricos, podemos citar o motor brushless. Esse motor não necessita de escovas para seu funcionamento. Sua estrutura é composta por ímãs permanentes e estatores que se movimentam de forma síncrona. Porém, eles precisam de um controle eletrônico para gerar um campo eletromagnético. Um clássico de aplicação desses motores são os drones e aeromodelos.

Conheça a Innvolt Painéis

Achou interessante aprender a diferenciar os tipos de motores elétricos? Caso ainda tenha dúvidas, a Innvolt Painéis pode te ajudar! Somos uma empresa de instalação elétrica. Também trabalhamos com diversas opções de painéis e quadros elétricos. Garanta já um sistema de automação personalizado para seu negócio. Entre em contato conosco!