Categorias: Gestão elétrica

Qual a diferença entre engenheiro elétrico e eletricista?

Quando foi procurar um profissional de eletricidade para fazer ou instalar seu quadro, você já deve ter ouvido diferentes termos. Como exemplo, temos o engenheiro elétrico e técnico eletricista. Mas, qual você deveria chamar? No artigo de hoje, a Innvolt explica e diferencia entre os dois. Entenda!

Engenheiro elétrico x eletricista

É comum observar a confusão de leigos entre os termos engenheiro elétrico e eletricista. Acontece que eles significam e se referem a pessoas que realizam atividades diferentes de trabalho. A seguir, explicamos o que é cada um!

Engenheiro elétrico

De forma resumida, o engenheiro elétrico é o profissional que fica responsável por projetar, idealizar e construir grandes projetos. Isto é, relacionados a circuitos e componentes elétricos. Ele é apto a atuar em diferentes funções, de acordo com o ramo que escolher. Na construção civil, uma de suas principais funções é desenvolver placas eletrônicas para garantir o funcionamento dos equipamentos. Para atuar, esse profissional precisa de formação e necessita estar registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

Eletricista

Por usa vez, o eletricista é o profissional que fica encarregado por instalar as placas e quadros elétricos na construção. Seu objetivo é garantir o funcionamento desses sistemas. Ele também realiza vistorias, manutenção preventiva e elabora pequenos projetos. Ele não precisa de uma graduação específica. Para estar capacitado, precisa apenas de cursos técnicos profissionalizantes.

Quando chamar cada um?

Acima, vimos a diferença entre engenheiro elétrico e técnico eletricista. Mas, você ainda pode estar em dúvida acerca de qual profissional chamar para te ajudar no sistema elétrico. Como visto, o engenheiro possui uma formação mais ampla. Por isso, pode ser chamado para a elaboração de grandes projetos, mais complexos. Eles podem envolver desde placas até softwares e sistemas de automação.

Já o eletricista é chamado para trabalhos mais simples. Ou seja, para verificar e fazer a manutenção dos quadros elétricos, instalá-los e fazer revisões. Também pode verificar a ocorrência de erros no circuito e resolver a questão.

Conheça a Innvolt Painéis!

Entendeu qual a diferença entre engenheiro elétrico e técnico eletricista? Agora, fale com a Innvolt Painéis! Se você precisa de um fornecedor de quadros elétricos, está no lugar certo. Contamos com profissionais treinados e qualificados em nossa equipe. Garantimos segurança, confiança e transparência.

Entre já em contato e solicite um orçamento!

Compartilhe

Artigos recentes

Painéis elétricos de baixa tensão: segurança e eficiência

Os painéis elétricos de baixa tensão são fundamentais para o bom funcionamento de sistemas elétricos…

5 dias atrás

Vantagens dos quadros TTA em instalações industriais

Vantagens dos Quadros TTA em Instalações Industriais Em ambientes industriais, eficiência e segurança elétrica são…

2 semanas atrás

O que são quadros TTA e PTTA? Diferenças e aplicações

Quando o assunto é distribuição de energia elétrica em baixa tensão, dois tipos de painéis…

2 semanas atrás

Iluminação eficiente: dicas para reduzir consumo sem perder qualidade

A iluminação eficiente é um dos fatores mais importantes para quem deseja reduzir gastos de…

4 semanas atrás

Automação residencial: como integrar quadros elétricos e dispositivos inteligentes

A automação residencial deixou de ser algo exclusivo para grandes projetos e passou a fazer…

1 mês atrás

Aterramento elétrico: técnicas e normas para mais segurança na obra

O aterramento elétrico é um dos pontos mais importantes em qualquer instalação. Seja em residências,…

1 mês atrás