As instalações elétricas são projetos, geralmente realizados por eletricistas, que permitem a transferência e redistribuição da rede de energia até os pontos de utilização. Sua necessidade de uso e forma de produção variam de acordo com a localidade, utilidade e função que terão. Dentro disso, tem-se a elétrica predial e a elétrica residencial, cada uma com um nível de complexidade diferente.
Você sabe quais são as diferenças entre ambos os modelos? Então, siga lendo. Neste artigo, a Innvolt Painéis esclarece essa questão da elétrica. Confira abaixo!
Como dito acima, cada tipo de instalação possui uma complexidade diferente. Cada um é direcionado e montado de acordo com o dimensionamento, tempo estimado de uso, utilidade e função do sistema elétrico no local a que será designado.
Ademais, dentro de cada projeto, os componentes colocados e escolhidos irão ser escolhidos e determinados para uma função diferente. A seguir, explicamos cada um separadamente. Entenda quais suas diferenças!
Primeiramente, vamos falar da elétrica predial. Como é de se imaginar, nesse modelo de instalação, geralmente há uma cobertura de energia ou sua necessidade maior que de uma residência. Afinal, estamos falando de todo um prédio ou condomínio. Nesses casos, além do consumo de cada apartamento, leva-se em conta todos os itens que podem requisitar energia, tais como:
Para essa instalação há, em geral, a necessidade de cobrir todo o prédio. Engloba-se toda uma comunidade de vizinhos. Dessa forma, entende-se que o consumo de energia é maior. Assim, o sistema deve ser projetado visando tal uso, possuindo uma complexidade e nível de dificuldade elevados.
Na elétrica predial há quadros de distribuição, que contém o circuito elétrico. Esses quadros elétricos, por sua vez, são alimentados pelo painel geral.
Por sua vez, a elétrica residencial é mais fácil de ser manuseada pelos eletricistas. O volume de trabalho é menor, deixando a execução mais simples. No entanto, a complexidade desse tipo de trabalho pode variar, já que existe opção de alimentação monofásica, bifásica e trifásica para as casas. Essas, dependem do planejamento e demanda de uso.
Também há a questão de que o consumo de energia é menor do que na elétrica predial. Afinal, são menos pessoas e equipamentos utilizando os quadros nesse caso, apesar de poder conter os mesmos tipos de tecnologias e necessidades de uso. Porém, no geral, é um sistema mais fácil de ser realizado.
Conheça a Innvolt Painéis!
Este artigo te explicou acerca da diferença entre elétrica predial e residencial? Se você ainda tem dúvidas e precisa de uma ajuda com os painéis da construção, conte conosco!
A Innvolt é uma fabricante de quadros elétricos. Com mais de 30 anos de experiência no setor eletromecânico, temos diversos projetos de sucesso realizados no portfólio. Contamos com uma equipe qualificada e seguimos todas as normas técnicas específicas (adotadas pela ABNT) do setor para instalação e montagem.
Entre em contato conosco e faça um orçamento!
Já ouviu falar em quadros TTA? Esse é um modelo de painel testado, garantindo ainda…
Está querendo comprar painéis e se deparou com termos que desconhece? Nesse artigo, explicamos o…
Fez obras ou está no meio de uma construção e se deparou com termos que…
Você sabe como fazer o projeto elétrico para jardim e áreas externas? Veja as dicas…
Se você trabalha com obras ou é eletricista, precisa saber o que é o quadro…
Está precisando fazer um projeto de instalação elétrica e não quer abrir mão da segurança?…