Categorias: Gestão elétrica

Quais são os principais dispositivos de proteção elétrica?

Você conhece os dispositivos de proteção elétrica que são utilizados nas instalações e painéis? Eles são partes essenciais do projeto para garantir segurança no local onde o serviço for realizado. Por isso, não podem faltar ou serem negligenciados.

Nesse contexto, a Innvolt Painéis preparou este artigo. Aqui, explicamos exatamente a importância deles e quais são os principais dispositivos de proteção elétrica utilizados nas instalações. Continue a leitura e confira!

O que são dispositivos de proteção elétrica?

Resumidamente, os dispositivos de proteção elétrica são aqueles responsáveis por identificar riscos, segurar e evitar acidentes no ambiente. Eles servem para trazer segurança ao prédio, residência ou condomínio. Isto é, tanto para as pessoas quanto para o patrimônio em si. Por isso, a presença desses dispositivos é indispensável em qualquer projeto elétrico. A NBR 5410, por exemplo, torna obrigatória e estabelece as condições da presença deles nas instalações de baixa tensão.

Conheça os principais tipos de dispositivos de proteção elétrica abaixo!

3 dispositivos de proteção elétrica mais comuns

1) Disjuntores

Primeiramente, vamos falar sobre os disjuntores. Eles são um dos dispositivos indispensáveis de projetos elétricos, por isso estão sempre presentes. Mas, além disso, são responsáveis por garantir a segurança dos usuários da eletricidade na região. 

Esses dispositivos são projetados para desarmarem ao detectar uma fuga de corrente ou superaquecimento do circuito. Assim, garantem a proteção e reduzem as chances de riscos e acidentes!

2) Dispositivo Diferencial Residual

Por sua vez, o Dispositivo Diferencial Residual, também conhecido como DDR, é um interruptor que tem como função proteger pessoas e animais contra choques elétricos. Isto é, quando houver qualquer tipo de fuga de corrente na instalação que passe de 30mA, ele garante um desligamento automaticamente do circuito. Desse jeito, impede que ocorra o risco de alguém tomar um choque. Assim, ajuda a prevenir tragédias!

3) Dispositivo de proteção contra surtos

Por fim, vamos lhe apresentar ao dispositivo de proteção contra surtos, também conhecido como DPS. Ele é conectado à malha de aterramento da instalação elétrica e, quando ocorre uma descarga atmosférica, fica responsável por absorver e redirecionar a sobretensão causada. Dessa forma, evita que a carga do raio percorra pelos circuitos.

O dispositivo queima no processo, mas garante a segurança dos equipamentos, bem como das pessoas ao seu redor.

Conheça a Innvolt Painéis!

Precisa de um especialista em quadros e painéis elétricos para realizar o projeto da sua obra e fornecer materiais de qualidade e seguros? Então, você está no lugar certo! A Innvolt Painéis é uma fabricante de quadros elétricos que oferece resultados eficientes e utiliza dispositivos de proteção elétrica de qualidade. Contamos com profissionais experientes e seguimos as normas vigentes para instalações seguras. Faça um orçamento conosco!

Compartilhe

Artigos recentes

Quadros TTA: o que são e diferença para PTTA

Já ouviu falar em quadros TTA? Esse é um modelo de painel testado, garantindo ainda…

2 anos atrás

Curiosidades: descubra o que são e quais são as grandezas elétricas!

Está querendo comprar painéis e se deparou com termos que desconhece? Nesse artigo, explicamos o…

2 anos atrás

Descubra o que é caixa de passagem elétrica e a função com a Innvolt!

Fez obras ou está no meio de uma construção e se deparou com termos que…

2 anos atrás

Projeto elétrico para jardim: veja 6 dicas da Innvolt Painéis!

Você sabe como fazer o projeto elétrico para jardim e áreas externas? Veja as dicas…

2 anos atrás

Quadro QTA: o que é e como funciona? Descubra!

Se você trabalha com obras ou é eletricista, precisa saber o que é o quadro…

2 anos atrás

Projeto de instalação elétrica seguro: veja como fazer com a Innvolt!

Está precisando fazer um projeto de instalação elétrica e não quer abrir mão da segurança?…

2 anos atrás