Curto-circuito na rede elétrica: saiba como identificar e resolver!
Você sabia que entre as consequências do curto-circuito na rede elétrica está a perda ou queima de equipamentos? Pois é, este problema pode causar graves impactos ao seu estabelecimento e, assim, gerar grandes prejuízos. Por isso, é preciso entender como identificar e resolver esta situação o quanto antes. Assim, é possível evitar que ocorram contratempos ainda maiores.
No artigo de hoje, a Innvolt Painéis indica os sinais do curto-circuito e como você pode contornar a situação. Quer saber mais? Continue lendo!
O que é curto-circuito?
Um curto-circuito ocorre quando a corrente elétrica desvia de seu caminho original. Ou seja, segue uma direção diferente e ocorre acidentalmente. Apesar de parecer que nada vai acontecer, essa ocorrência pode gerar graves consequências, como citado anteriormente. Além de causar prejuízos à empresa, pode ferir alguém. Por isso, é importante que você saiba identificar para evitar problemas.
Abaixo, nós identificamos quais são os sinais de que há um curto-circuito na rede elétrica. Assim, quando perceber algum, você já pode tentar resolver. Saiba quais são os indícios a seguir!
Quais são os sinais de um curto-circuito na rede elétrica?
1- Lâmpadas com o tempo de vida útil reduzido
Um dos principais sintomas de que há um desvio de corrente elétrica é o encurtamento da vida útil de lâmpadas. Se você está precisando trocá-las constantemente, sendo que não existem defeitos no produto, o problema pode ser a rede. Este sinal também pode ser identificado em outros equipamentos ligados às tomadas, que podem estar desgastando de forma mais rápida. Então, se verificar algum dos sinais, busque confirmar que há um curto-circuito e solucione-o.
2- Queda de energia constante
Outro sinal de curto-circuito na rede elétrica é a queda de energia constante. Seja momentânea ou não, ela pode estar ligada ao desvio da corrente de energia. Pode ocorrer por um superaquecimento, desarmamento do disjuntor ou queima de fusível. Para descobrir a razão, basta verificar o painel.
3- Cheiro de queimado
O cheiro de queimado no ambiente também pode ser um indício desse problema. Em geral, não é possível identificar a origem do odor facilmente. O curto-circuito pode já estar superaquecendo as tomadas por dentro, por exemplo. Se você percebeu esse sinal, cuidado! O ideal é chamar um eletricista imediatamente.
4- Tomadas manchadas de preto
Também causadas pelo superaquecimento das tomadas, a mancha preta pode ser uma manifestação de desvio da corrente. Esse é um sinal de plástico queimado. Geralmente, o sintoma acontece junto ao explicitado no item anterior. O procedimento é o mesmo.
Identifiquei um curto-circuito na rede elétrica, e agora?
Agora que você sabe como identificar, fique de olho! Percebeu algum dos sintomas citados acima em sua loja? Então é hora de resolver. Veja como controlar a situação e solucionar o problema!
1- Desconecte os itens que demonstram sinais
Se você identificou um sinal na tomada, retire-a do lugar. Isto é, o cabo e a parte encaixada na parede. Essa recomendação serve para qualquer equipamento que demonstrar algum dos sintomas. Isso irá evitar que o problema se agrave e pode ajudar a identificar se o contratempo é aquele item em específico.
O problema persiste? Então deve ser um curto-circuito. Nesse caso, faça o que for informado nos passos a seguir!
2- Não os utilize novamente até resolver
Caso você tenha retirado os equipamentos da tomada e o problema continuou, não os coloque de volta! Isso pode gerar consequências piores, como a queima do dispositivo ou tomada. Sendo assim, apenas evite usá-los novamente até que a situação esteja estável.
3- Religue o disjuntor ou reinstale o fusível
Sabia que o curto-circuito pode causar um desarmamento do disjuntor ou a queima do fusível? Isto pode gerar consequências, como um simples apagão ou uma queima total. Por isso, preste atenção! Se o problema for o disjuntor, religue-o. Caso a adversidade seja culpa do fusível, instale um novo.
4- Chame um profissional
A situação de instabilidade ainda continuou mesmo após seguir as recomendações acima? Então, chame um profissional! O eletricista pode te ajudar a entender o problema e resolver o curto-circuito na rede elétrica. Além disso, poderá trocar o painel se for necessário.
Ademais, mesmo que o item 3 aparentemente resolva sua questão, é interessante consultar um eletricista. Você deve pedir para que o profissional verifique toda a rede. Por vezes, ele pode identificar algo que passou despercebido. Não negligencie um sinal! Para ter um controle maior, pode ainda solicitar a instalação de um sistema de automação.
Innvolt Painéis: sua solução em eletricidade!
Está com problema para resolver o curto-circuito na rede elétrica? Então, conte com um profissional! A Innvolt Painéis pode te ajudar nisso. Atuamos em todo o Brasil com fabricação e venda de painéis elétricos e sabemos resolver o seu problema.
Se você precisa de ajuda para reverter o desvio da corrente ou solucionar essa adversidade, fale com a nossa equipe! Garantimos um atendimento profissional e efetivo. Entre em contato conosco!