Sistema de automação industrial: o que é, funções e tipos

O que é Automacao Industrial

Você já deve ter visto aparelhos operando sozinhos, certo? Eles estão funcionando sob o sistema de automação industrial, que vem ganhando cada vez mais força por conta da eficiência e qualidade que traz para os processos. Mas, sabe o que é exatamente? Neste artigo, a Innvolt Painéis explica. Continue lendo!

O que é um sistema de automação?

Resumidamente, um sistema de automação industrial é aquele que fica responsável por controlar processos de uma linha de produção, podendo também ser atribuído a outras tarefas. Ou seja, procedimentos que passam a acontecer de forma automática. Assim, oferece um resultado de qualidade e rápido, reduzindo o esforço humano e deixando a produção mais eficiente. Além disso, ainda pode ser integrado com a logística, tornando o trabalho mais prático para os colaboradores. 

Quais são os tipos de automação?

Os principais tipos de automação industrial são:

  • fixa – sistema em que, após ser configurado, não pode ser alterado;
  • programada – é possível definir procedimentos para uma classe de produtos e deixar a configuração guardada, podendo ter mais de uma. Facilita a alternância;
  • flexível – assim como a programável, consegue armazenar e alterar os processos configurados para cada produto. A diferença é que possibilita ainda mais combinações.

Quais são as funções do sistema de automação industrial?

Entendeu melhor o que é o sistema de automação industrial? Agora, vamos te explicar para que serve. A partir do exposto acima, você já deve ter entendido que garante maior agilidade nos processos e facilidade na execução deles. Porém, ainda existem outras funções, como:

1- Mobilidade

Uma das principais funções da automação industrial é a mobilidade. Com o procedimento automático e avanço tecnológico, espera-se que as informações e controles estejam ao alcance de todos os envolvidos por meio dos dispositivos móveis. Assim, conseguem comandar os projetos de qualquer lugar.

2- Facilidade no fluxo de trabalho

Outra função da automação é gerar uma facilidade no fluxo de trabalho. Como já visto neste artigo, o sistema acelera o procedimento realizado pelos trabalhadores. Além disso, diminui sua operação em algumas fases, precisando de apenas pequenas atuações em algumas fases. Assim, torna o processo, como um todo, mais simples e permite maior fluidez.

3- Eficiência e qualidade

Por fim, outra função que podemos citar é oferecer eficiência e qualidade nos processos. Acontece que com a programação feita pelo responsável anteriormente no sistema, garante-se a configuração de todos os processos. Como a máquina segue exatamente o que foi ajustado, gera resultados mais eficientes e qualificados, com mínima margem de erro. 

Innvolt Painéis: fornecedora de sistema de automação industrial!

Este artigo te mostrou que você precisa de um sistema de automação industrial na empresa? Fale conosco! Somos fabricantes de quadros elétricos e especialistas em sistemas de automação. Contamos com uma equipe qualificada e responsável, treinada para garantir a segurança nos projetos. Garantimos resultados eficientes!

Também oferecemos quadros e painéis elétricos. Seguimos a NBR IEC 6808 para fabricação e instalação seguras. Entre em contato!